Quem Somos

Visão, Missão e Valores

Contexto

A NÓS foi fundada em 1982, por iniciativa de um grupo de pais de crianças e jovens com deficiência, tendo sido constituída Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.). Desde então, a NÓS tem vindo a intervir na área da deficiência e alargou o seu campo de intervenção a crianças, jovens e famílias em situação de risco e/ou desvantagem social.

A NÓS tem cumprido a missão de promover a inclusão social de pessoas com deficiência ou em situação de risco e/ou desvantagem social, desenvolvendo respostas, projetos e atividades em parceria com a família e a comunidade.

Um dos NOSsos propósitos passa por contribuir para a construção de uma comunidade aberta e com respeito pela diferença, em que todas as pessoas possam participar, independentemente das suas dificuldades ou limitações.

Visão

Viver uma comunidade plural e sustentada, alicerçada na individualidade e na partilha.

 

Missão

Promover a inclusão social de pessoas com deficiência ou envolvidas noutra situação de desvantagem social.

Valores

A NÓS orienta-se por um conjunto de valores que sustentam orientações práticas de ação, essenciais à promoção da qualidade das intervenções, ao reforço da identidade da instituição e, como consequência, à valorização e promoção dos direitos das pessoas com deficiência e em risco de exclusão social. A NÓS procura, neste contexto, cooperar para a criação de oportunidades de participação e afirmação das pessoas nos diferentes contextos de vida.

Respeito pelo Outro | “Aperfeiçoamento” e Aprendizagem Contínua | Autodeterminação | Confiança | Cooperação | Responsabilidade Comunitária | Liberdade | Esperança | Ética | Solidariedade

História

1982
1990
1995
1997
2000
2006
2009
2011
2012
2014
2015
2017
1999
2001
2002
2019
2020
2021

1982

Face à necessidade de uma resposta adequada para o atendimento de crianças e jovens com deficiência profunda dos concelhos do Barreiro e Moita, um grupo de pais e técnicos fundou, em 1982, a Associação NÓS, posteriormente constituída Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

1990

Iniciámos a nossa atividade com duas valências: a Equipa de Intervenção Precoce e o Centro Sócio-Educativo (CSE). A perceção de que a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência não é uma tarefa exclusivamente técnica, mas social e cultural, levou-nos a abrir espaços de intervenção e interação com outras populações e entidades na comunidade. Um trabalho intenso na comunidade e na criação de novas respostas sociais que aconteceu ao longo do tempo.

1995

Fomos uma das organizações fundadoras do Núcleo Municipal para a Deficiência e Saúde Mental.

1997

Entre 1997 e 2000 promovemos no Bairro das Palmeiras (concelho do Barreiro), o Projeto ‘Crescer em Família’ (Programa ‘Ser Criança’/ MSST). Entre 1997 e 2000 desenvolvemos dois cursos de formação profissional (Técnicos de Ambiente e Técnicos de Apoio à Família) dirigidos a desempregados de longa duração e financiados pelo Sub-Programa Integrar (Fundo Social Europeu).

2000

Com o impacto do Projeto ‘Crescer em Família’ na comunidade, abrimos a Creche ‘Os Pirilampos’, inicialmente localizada no Bairro das Palmeiras.

2006

Surgiu um novo serviço, o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), onde desenvolvemos uma resposta dirigida a famílias com crianças e jovens em situação de risco. Aderimos ao então Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC). Realizámos a candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), do então Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, com o objetivo de construir um Lar Residencial para pessoas com deficiência.

2009

Iniciámos a construção do Lar Residencial ‘NOSsa Casa’. Fomos acreditados como Centro de Recursos para a Inclusão (Ministério da Educação). Foi aprovado o primeiro Gabinete de Inserção Profissional (GIP) em funcionamento na NÓS, através de um protocolo estabelecido com o IEFP. Foi aprovado o Projeto ‘Uma Cidade para Todas as Pessoas’, no âmbito POPH (QREN), Tipologia 9.6.12 – Apoio ao Investimento a Respostas Integradas de Apoio Social, tendo como objetivos a construção de um novo Centro de Atividades Ocupacionais, 4 Residências Autónomas e um Serviço de Apoio Domiciliário a Pessoas com Deficiência. Foi celebrado o Protocolo do Rendimento Social de Inserção com o Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, através do qual a NÓS se comprometeu a desenvolver ações de acompanhamento dos beneficiários do RSI, residentes nas freguesias do Barreiro e da Verderena, desde o dia 1 de setembro de 2009, por um período de dois anos.

2011

Em setembro foi inaugurado e entrou em funcionamento o Lar Residencial ‘Nossa Casa’.

2012

A NÓS comemorou o seu 30º aniversário, assinalando-o ao longo do ano com vários eventos. Em junho iniciámos a construção do projeto ‘Uma Cidade para Todas as Pessoas’.

2014

Inaugurámos, em junho, o Projeto ‘Uma Cidade Para Todas As Pessoas’, localizado na freguesia de Santo André.

2015

Entrada em funcionamento do novo CAO, bem como das Residências Autónomas e do Serviço de Apoio Domiciliário. Renovação do protocolo com a Segurança Social na área do RSI, tendo alargado o seu campo de ação durante o mês de julho aos territórios do Lavradio, Alto do Seixalinho e Santo André e tendo aumentado, assim, a sua intervenção de 270 para 750 famílias.

2017

Comemorações do 35º Aniversário da NÓS e itinerância do projeto/da exposição ‘Nós Fazemos Lugar’ – Saiba mais sobre este Projeto aqui.

1999

Criámos a Empresa de Inserção Social ‘Clube Família’, destinada a desempregados de longa duração e equiparados (no âmbito do Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP).

2001

Criámos o primeiro Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), uma resposta social que desenvolve atividades com jovens e adultos com deficiência a partir dos 18 anos de idade.

2002

De junho de 2002 até 2005, promovemos o Projeto ‘Redescobrir’, no âmbito do Programa ‘Ser Criança’, destinado a crianças e famílias em risco social residentes no concelho do Barreiro.

2019

Realização das III Jornadas Técnicas da NÓS no âmbito do seu 37º Aniversário, com apresentação de algumas vídeo-histórias de desenvolvimento pessoal, social e de inclusão alicerçadas no trabalho em parceria. Entrada em funcionamento de um novo Gabinete de Inserção Profissional (GIP) com instalações na sede da NÓS, no Alto do Seixalinho, com o objetivo de complementar o Serviço Público de Emprego, numa lógica de proximidade. Desenvolvimento do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) junto da comunidade da antiga freguesia do Lavradio.

2020

Inserido no Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª Geração (CLDS 4G), teve início o Projeto ‘COMsigo’ resultante da parceria entre a NÓS (Entidade Coordenadora e Executora) e a RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social, Crl. (Entidade Executora), contando com diferentes agentes e recursos localmente disponíveis e visando promover a inclusão social de grupos populacionais que revelam maiores níveis de fragilidade social. Arranque também do Projeto ‘Aqui Estamos NÓS’, cofinanciado pela Iniciativa Social Descentralizada lançada pelo BPI e pela Fundação “la Caixa”, com vista a inverter o isolamento social no concelho do Barreiro, através de atividades de animação e socialização junto dos utentes da resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário, bem como de outras pessoas da comunidade que nos são sinalizadas.

2021

A NÓS fez entrar em funcionamento, em março, o Projeto Social de Apartamentos Partilhados para Pessoas em Situação de Sem Abrigo – ‘ReComeçar’, no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023 (ENIPSSA 2017-2023), projeto que fora aprovado em dezembro de 2020. Em maio, foi aprovado o Projeto ‘Renascer o Bairro das Palmeiras’ da Associação NÓS, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis, um projeto para os moradores do bairro, que será desenvolvido pelos próprios moradores, pela Associação NÓS (Entidade Promotora) e por várias Entidades Parceiras.

Quadriénio 2020-2023

Lista dos membros que constituem os órgãos sociais da NÓS para o quadriénio 2020-2023, resultado da Assembleia Geral de 18 de dezembro de 2019.

Direção (efetivos)

Paulo José Freire Brás (Presidente)
Pelouro Financeiro, de Orçamento, Obras, Equipamentos e Compras
Elisabete Gonçalves Matias Guinote
Pelouro Administrativo e de Recursos Humanos
Eduardo de Almeida Barata
Pelouro da Saúde e Assistência
Humberto Manuel Coelho Candeias
Pelouro Pedagógico e de Investigação
Ana Vanessa Faustino Veiga
Pelouro Associativo, Recreativo, Cultural, Formativo e Informativo

 

Suplentes

Florival Gamito Espada
Paula Sofia Parrão da Encarnação

Assembleia Geral

José Manuel da Costa (Presidente)
Ana Bela Profeta Alves (Vice-Presidente)
Tânia Sofia Fernandes Talete (Primeiro Secretário)
Ana Maria da Silva Orge Dias (Segundo Secretário)

Conselho Fiscal

João Carlos Nunes Cordeiro (Presidente)
Antónia Maria Candeias Costa (Vogal)
Marco Paulo dos Santos Gomes (Relator)

Organograma da Associação NÓS