CLDS 4G Barreiro ‘COMsigo’

Proximidade, Capacitação, Participação, Mudança, Inclusão. Eis os conceitos que se unem no que distingue o Projeto ‘COMsigo’ que arrancou no concelho do Barreiro a 1 de setembro de 2020.

Inserido no Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª Geração (CLDS 4G), este projeto resulta da parceria entre a NÓS (Entidade Coordenadora e Executora) e a RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social, Crl. (Entidade Executora), contando com diferentes agentes e recursos localmente disponíveis.

 

– No que consiste o projeto COMsigo?

O Projeto COMsigo insere-se no Programa CLDS 4G que visa promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social, por meio de uma intervenção territorial de proximidade, favorecendo processos de integração e qualificação familiar, social e profissional, mobilizando para o efeito a ação integrada de diferentes agentes e recursos localmente disponíveis.

O Projeto COMsigo será desenvolvido pelo período de 36 meses, entre setembro de 2020 e agosto de 2023.

 

– A quem se destina?

Trata-se de um projeto de abrangência concelhia, com intervenção prioritária nos territórios do Barreiro Velho e Bairro das Palmeiras, Lavradio, Quinta da Amoreira/Alto do Seixalinho (Av. do Bocage – Rua Pacheco Nobre) e Cidade Sol/Quinta da Mina.

As ações e as atividades a desenvolver pelo projeto são enquadradas por dois eixos de intervenção: o eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação e o eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental Preventiva da Pobreza Infantil.

 

– Parceiros envolvidos:

Na intervenção que temos vindo a desenvolver, o território, a capacitação, o desenvolvimento e o trabalho em rede têm sido chaves. Foi assim com naturalidade que, mais uma vez, nos disponibilizámos a aceitar as responsabilidades que as instituições, neste caso, a Câmara Municipal do Barreiro, entendessem podermos assumir, como foi o caso da coordenação deste CLDS 4G.

Considerando que projetos como o CLDS devem ser desenvolvidos em parceria, através da conjugação de experiências, metodologias e práticas de intervenção social e comunitária, de forma a terem impacto efetivo nas pessoas, nas famílias e na comunidade onde se vai intervir, a Associação NÓS convidou a RUMO, como Entidade Local Executora das Ações (ELEA), pela experiência de intervenção social, em diferentes domínios, nomeadamente no emprego, qualificação e empreendedorismo, bem como pela experiência em gerações anteriores de projetos CLDS.

Os projetos CLDS preveem o desenvolvimento de uma intervenção realizada em parceria. Pelo seu intuito, devem ser o mais participados possível, por parte das pessoas residentes nos territórios (destinatários do Projeto), mas também por instituições, entidades e serviços públicos e privados, agentes locais e empresas. O sucesso e o impacto de projetos desta natureza dependem, em grande parte, da participação e do envolvimento de todos aqueles que forem implicados direta ou indiretamente no projeto.

 

– Como beneficiar?

As pessoas e as famílias podem beneficiar deste projeto através da referenciação por parte de entidades da comunidade, que o podem fazer através do preenchimento e submissão de uma ficha de referenciação. As pessoas, individualmente, também podem recorrer ao projeto e tornar-se destinatárias do mesmo, bastando contactar a equipa diretamente ou também através do e-mail ou dos contactos telefónicos do COMsigo.

 

– Contactos do CLDS 4G Barreiro ‘COMsigo’:

Morada: Avenida Henrique Galvão Nº 51-C 2830-308 Barreiro

Email | 937717680/1/2 | 961503909