Simulacro na Creche ‘Os Pirilampos’ com avaliação positiva

Empresa Montiproject Lda criou cenário de incêndio

A Creche ‘Os Pirilampos’ realizou, no dia 13 de setembro, um simulacro de incêndio e evacuação no âmbito do seu Plano de Emergência Interno (PEI), exercício bem-sucedido que envolveu as 21 crianças e os 21 adultos presentes nas instalações da NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente localizadas no parque empresarial do Barreiro.

Este primeiro simulacro – de um incêndio que ter-se-á iniciado, pelas 10h00, na cozinha da Creche ‘Os Pirilampos’ – foi um exercício realizado com o objetivo de “pôr em prática o PEI existente e de treinar os colaboradores destas instalações da NÓS para que todos saibam como atuar em caso de incêndio”, segundo a diretora técnica desta resposta social, Ana Vanessa Veiga.

“Estes exercícios de simulação de incêndio e evacuação na Creche ‘Os Pirilampos’ permitem criar rotinas de comportamento e de atuação, bem como aperfeiçoar os procedimentos em causa”, explica a responsável também designada por Delegado de Segurança no âmbito do PEI desta resposta da NÓS que, nas suas vertentes de prevenção contra incêndios, de emergência e de evacuação, estabelece um conjunto de normas e procedimentos a adotar em situações de emergência que ocorram no interior das instalações desta Creche.

O exercício contou com a orientação técnica do engenheiro Hugo Gomes, consultor da empresa Montiproject – Safety, Health, Maintenance and Formation, Lda., nomeadamente ao nível da organização do desenvolvimento do exercício, com a atribuição e distribuição de tarefas/funções aos diversos órgãos envolvidos na realização.

Refira-se que com base no seu PEI, a Creche ‘Os Pirilampos’ e a NÓS cumprem, assim, o Decreto-Lei nº 220/2008 de 12 Novembro com a redação dada pelo Decreto-Lei n.º 224/2015, de 09 de Outubro que procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 220/2008, que estabelece o regime jurídico da segurança contra incêndio em edifícios e a Portaria nº 1532/2008 de 29 de Dezembro.

NÓS concretiza XI Caminhada Solidária no Parque Zeca Afonso

NÓS concretiza XI Caminhada Solidária no Parque Zeca Afonso

Iniciativa realiza-se a 13 abril NÓS concretiza XI Caminhada Solidária no Parque Zeca Afonso ‌ Estão a decorrer as inscrições para a XI Caminhada Solidária da Associação NÓS. Esta atividade anual volta a ser concretizada no Parque Municipal Zeca Afonso, na Baixa da...

NÓS leva ‘Desigualdades Sociais’ a debate na StartUp Barreiro

NÓS leva ‘Desigualdades Sociais’ a debate na StartUp Barreiro

Painel de convidados será moderado pela jornalista Catarina Neves NÓS leva ‘Desigualdades Sociais’ a debate na StartUp Barreiro   'Desigualdades Sociais: Passado, Presente e Futuro' é o tema que a Associação NÓS levará à conversa na StartUp Barreiro, na próxima...

NÓS e OUT.RA protagonizam concerto promotor da autonomia artística

NÓS e OUT.RA protagonizam concerto promotor da autonomia artística

Alan Courtis & ‘Os Heróis Indianos Romanos Africanos’ NÓS e OUT.RA protagonizam concerto promotor da autonomia artística Numa viagem imaginária conduzida pelo poder transformador da música! Foi assim que foi vivido o ambiente criado na tarde deste sábado, dia 24...