XI Concurso de Fotografia Augusto Cabrita
O Grupo de Jovens da Associação NÓS recebeu, a 16 de Março, o Prémio Jovem Revelação do Barreiro (2014) no Concurso de Fotografia Augusto Cabrita. A entrega de prémios decorreu no dia da inauguração da Exposição da XI Edição deste concurso, dedicada este ano ao tema «25 de Abril – 40 anos de Liberdade».
Foi pela mão de Lúcia Paço, psicóloga na NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, que o Grupo de Jovens desta instituição conquistou o seu primeiro prémio na sua história de participação no Concurso de Fotografia Augusto Cabrita. Entre os cerca de 20 participantes desta edição, o Grupo de Jovens da Associação NÓS concorreu com vários trabalhos fotográficos, dos quais foi eleita a fotografia «E o Vinícius?».
Segundo Lúcia Paço, no atual ano letivo, este grupo é composto por 14 jovens, na casa dos 12 aos 17 anos, que têm “imensa vontade de partilhar e pertencer a um projeto desenhado sempre em conjunto, com o objetivo de crescer com oportunidades e com propostas criativas”. Este é o caso do XI Concurso de Fotografia Augusto Cabrita, cuja mostra de trabalhos eleitos está exposta no Auditório Municipal Augusto Cabrita.
“O tema deste ano convidou-nos à criação de mensagens ligadas à liberdade, à liberdade de expressão, à revolução, que resultaram com as fotografias enviadas a concurso. De entre elas, o destaque foi para «E o Vinícius?» que recebeu o prémio de Jovem Revelação do Barreiro e foi com muita satisfação que o grupo acarinhou esta nomeação que servirá, com certeza, de estímulo a outras participações”, considera a jovem psicóloga. No momento da inauguração, o vereador da autarquia barreirense presente no evento em representação do executivo municipal, Rui Lopo, agradeceu a participação de todos os concorrentes, destacando a mesma como “uma homenagem aos 40 anos do 25 de Abril”. Para o autarca, esta foi, de igual modo, uma forma de homenagear “o mestre Augusto Cabrita que, neste domingo, completaria 91 anos de vida”.
“Gostaria que o Barreiro fosse reconhecido pelos registos fotográficos e pelos apontamentos que esta terra sabe tão bem marcar. Continuem a fotografar que bem precisamos”, argumen-tou Rui Lopo, recordando Augusto Cabrita como o mestre que “colocou o Barreiro na rota da cultura nacional”.
Refira-se que o Concurso de Fotografia Augusto Cabrita se enquadra no âmbito da 15ENA DA JUVENTUDE organizada pela Câmara Municipal do Barreiro. A mostra encontra-se patente ao público até ao dia 20 de Abril de 2014.