Gastronomia, música e diversidade cultural
A Associação NÓS reuniu cerca de duzentos participantes na 3ª edição do “Saberes e Sabores”, uma iniciativa solidária que promoveu o encontro entre culturas através da gastronomia, da música e das artes, contando com forte envolvimento da comunidade, parceiros e entidades apoiantes.
A Associação NÓS promoveu, no passado dia 2 de outubro, a 3.ª edição do “Saberes e Sabores”, evento solidário que voltou a transformar as instalações da Instituição num espaço de encontro, partilha e celebração da diversidade cultural. Ao longo da noite que teve lugar na sede da NÓS, em Santo André (Barreiro), os participantes tiveram oportunidade de viajar pelos sabores de diferentes países e culturas, através de iguarias inspiradas na Guiné-Bissau, Cabo Verde, Portugal, Angola, Paquistão, Brasil e Iraque, num ambiente marcado pelo convívio, pela interculturalidade e pela forte adesão da comunidade.
O programa integrou também diversos momentos de animação e expressão artística, com a participação da cantora Blaya, do projeto de dança inclusiva da NÓS “Corpos que Falam”, de “As Cantadeiras do Barreiro”, do grupo “Os Amigos do Barreiro”, bem como dos DJ Renildo Mata e DJ Guehzo, que contribuíram para uma noite repleta de ritmos diferentes, talento e interação entre os presentes. O sucesso da iniciativa ficou igualmente marcado pelo envolvimento de trabalhadores, voluntários, associados, famílias e amigos da Associação NÓS, cuja colaboração foi determinante na preparação das iguarias e sobremesas disponibilizadas ao público.
Para a equipa organizadora, o balanço da iniciativa é extremamente positivo. “O ‘Saberes e Sabores’ voltou a demonstrar a capacidade que a comunidade tem para se unir em torno de valores como a inclusão, a diversidade e a solidariedade. O entusiasmo dos participantes, a generosidade dos convidados, o empenho dos trabalhadores, voluntários e famílias e o apoio dos nossos parceiros permitiram concretizar uma iniciativa que correspondeu plenamente às expectativas e que reforça a importância do trabalho em comunidade. A todos, o nosso mais sincero obrigada.”
A Associação NÓS destaca ainda o contributo das entidades que apoiaram a realização da iniciativa, nomeadamente a Câmara Municipal do Barreiro, a União das Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, a União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, o CDIR 31 de Janeiro “Os Celtas”, o Motoclube do Barreiro, a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, o Agrupamento de Escuteiros 1011 Lavradio e o Agrupamento de Escuteiros 688 Alhos Vedros. O agradecimento é igualmente dirigido aos patrocinadores Fundação Auchan, Ecopack, Pastelaria Nova Geração, Vinyl Creative, Tasquinha Clik@mos, Delícias da Maria e Alius Vetus – Associação Cultural História e Património, cujo apoio contribuiu para o sucesso da iniciativa.
Com esta terceira edição, o “Saberes e Sabores” reforça o seu papel como um evento de referência na promoção da diversidade cultural, da participação comunitária e da missão social da Associação NÓS, deixando boas perspetivas para futuras edições.
A reprodução textual da presente informação e a divulgação da(s) foto(s) anexada(s) implicam a referência da sua autoria: NÓS




















