Evento da NÓS esclareceu população sobre Medidas de Parentalidade
O dia 20 de novembro foi celebrado pela NÓS de forma especial, em parceria com a CPCJ Barreiro e com o apoio da Escola Secundária de Santo André e da Câmara Municipal do Barreiro. Através do evento ‘OPEN Mind – Mãos na Massa’ colocámos os direitos das crianças e jovens no centro das atenções.
Neste evento que decorreu no auditório da Escola Secundária de Santo André, no Barreiro, falámos de caminhos essenciais que vão além da adoção ou do acolhimento residencial. Trouxemos à mesa temas como o acolhimento familiar, o apadrinhamento civil e o projeto “Famílias Amigas”, porque cuidar das nossas crianças é ampliar horizontes e encontrar soluções diversas.
Contámos também com a excelente colaboração dos jovens e colegas do projeto ArtEMovimento do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da NÓS – cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação – , seja no serviço de Catering seja numa emocionante atuação que marcou esta data.
Durante o dia, com um olhar no tempo, foi possível, refletir sobre a intervenção com as famílias de origem, analisar números e conquistas alcançadas até agora, assim como inspirar-nos no exemplo do país vizinho, Espanha, para melhorar as nossas práticas.
Nesta data foi ainda apresentado um excerto do documentário “Abrir a Mente, Abrir o Coração” que a NÓS vai lançar em 2025, onde ouvimos na primeira pessoa as experiências de quem vive estas medidas: as famílias que acolhem, as crianças e jovens protagonistas e as famílias de origem que nunca podem ser esquecidas.
“O debate foi claro: há muito trabalho pela frente, muitas portas por abrir e muitos corações para cuidar. Este é um compromisso de todos nós. Porque só olhando para o outro, com empatia e ação, é que construiremos um futuro melhor para as nossas crianças e jovens”, considera a equipa organizadora.