Únicos e Especiais – O Sonho Continua

O projeto ‘Únicos e Especiais – O Sonho Continua’ surge na continuidade do projeto ‘Todos Somos Únicos e Especiais’, com vista a continuar a fazer caminho na sensibilização para a Inclusão. Após um período de dinamização de sessões nas escolas do concelho do Barreiro por via do Serviço Educativo Municipal – mas sem financiamento externo, entre agosto de 2023 e junho de 2024 -, o BPI / Fundação “la Caixa” aprovou uma nova candidatura da Associação NÓS em julho de 2024, permitindo dar um novo fôlego ao projeto e juntar à Literatura e à Ilustração também a Música.

O projeto ‘Únicos e Especiais – O Sonho Continua’ voltou a colocar a NÓS próxima da comunidade educativa de vários concelhos da Área Metropolitana de Lisboa além do Barreiro, o que aconteceu até à sua finalização formal em julho de 2025. Continuaram a ser desenvolvidas sessões de leitura da obra ‘Únicos e Especiais’, de reflexão e de atividades (de escrita, desenho, canto e dança) sobretudo com crianças e jovens, seja com escolas ou outras entidades parceiras.

As novidades surgiram no campo musical, com a dinamização de momentos de partilha e de divulgação das músicas que a NÓS tem vindo a lançar para promoção da Inclusão junto da comunidade em geral. Conseguimos levar a mensagem do livro ‘Únicos e Especiais’, das sessões com crianças e da NÓS mais longe, também através da música, na medida em que esta é uma forma de arte que exponencia o trabalho em curso. Como tal, lançámos o tão desejado álbum musical da NÓS com o seu HINO e variadas músicas compostas internamente e por cantores/as amigos da Associação e concretizámos algumas atuações envolvendo jovens apoiados pela instituição e trabalhadores em momentos junto da comunidade interna e externa.

 

 

– No que consistiu o projeto ‘Únicos e Especiais – O Sonho Continua’?

Este projeto pretendeu envolver a comunidade e parceiros num caminho contínuo em torno dos conceitos da empatia, do respeito e da inclusão, promovendo a tolerância face a variados tipos de ‘diferenças’ (físicas, intelectuais ou sociais) na sociedade em que vivemos e um acreditar nas capacidades e competências de cada pessoa, levando cada um a aceitar-se a si e ao outro. Teve como objetivos operacionais:

  • Divulgar o livro ‘Únicos e Especiais’ enquanto obra lançada pela Associação NÓS e sensibilizar para a Inclusão de pessoas com deficiência ou outra situação de desvantagem social.
  • Desconstruir os conceitos «único» e «especial» em sessões públicas e gratuitas que envolvem momentos de «contar a história», reflexão e dinamização de atividades.
  • Colocar a Inclusão na «agenda» da comunidade, seja escolar seja civil, permitindo chegar sobretudo a crianças, jovens, pais/famílias, educadores e professores ou mesmo a autarquias, entidades e empresas interessadas.
  • Difundir o Propósito e a Visão da NÓS: ‘viver uma comunidade plural e sustentada, alicerçada na individualidade e na partilha’.

Para pôr em prática este projeto que surgiu na área de Comunicação da instituição, a NÓS envolveu elementos de algumas das equipas que mais lidam com crianças no terreno, tais como a Creche ‘Os Pirilampos’, a Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI Barreiro), o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) e o Protocolo do Rendimento Social de Inserção (RSI).

 

 

– A quem se destinou?

O projeto ‘Únicos e Especiais – O Sonho Continua’ continuou a ter como beneficiários diretos as crianças que frequentam escolas, colégios, bibliotecas ou espaços de ocupação de tempos livres do ensino público ou privado dos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, preferencialmente do 1º ciclo de ensino ou do ensino pré-escolar.

Os educadores e professores das crianças visadas, assim como as respetivas famílias destas, acabaram por ser também, de certo modo, beneficiários indiretos da sensibilização para a inclusão posta em prática.

Com o envolvimento das autarquias do Barreiro e de Lisboa e da FNAC Portugal enquanto parceiros, o projeto abraçou também crianças de todo o país, sensivelmente até aos 12 anos de idade ou ligeiramente mais velhos, como aconteceu com jovens atletas do Sport Lisboa e Benfica em formação na sua Academia.

Refira-se ainda o crescente interesse por parte de população adulta, como na Universidade da Terceira Idade do Barreiro e em empresas parceiras, para a possibilidade de se alargar estas sessões ao público adulto, na procura da valorização do ‘eu’ e do ‘nós’ (equipa ou comunidade) e da tolerância face às diferenças, algo que tem sido avaliado em sessões que têm decorrido junto das equipas de trabalhadores da própria Associação NÓS enquanto pequenos momentos internos de Team Building.

 

Parceiros envolvidos:

Este foi um projeto cofinanciado pelo BPI / Fundação “la Caixa”, ao abrigo da Iniciativa Social Descentralizada.

A Câmara Municipal do Barreiro e a Câmara Municipal de Lisboa mantiveram-se associadas a este projeto, pretendendo continuar a sua relação de parceria no terreno.

                                 

 

O projeto tem vindo a alargar os seus parceiros, seja na revenda do livro ‘Únicos e Especiais’ seja na concretização de sessões que permitem chegar à comunidade em geral além da comunidade escolar, permitindo levar a mensagem também por todo o país. Para além do importante parceiro FNAC – que continua a apoiar-nos desde a primeira fase do projeto -, contamos também com a Livraria Tio Papel (Barreiro, Lisboa e Algarve):

                            

Em 2025, juntaram-se a este projeto a Papelaria Soares (Pombal), a Salta Folhinhas – Livraria Infantil (Porto) e a Livraria Escada (Cadaval).

 

– Sessões públicas em Lojas FNAC:

As sessões ‘únicas e especiais’ da NÓS continuaram a integrar a programação das lojas do parceiro FNAC, levando mais longe a sensibilização para a Inclusão de todas as crianças através do livro ‘Únicos e Especiais’ e do álbum musical ‘Únicos e Especiais – O Sonho Continua’.

Eis as sessões realizadas já no ano 2025:

  • 15 de março: FNAC Faro (15h00)
  • 16 de março: FNAC Évora (15h00)

 

Exposição de Ilustração ‘Únicos e Especiais’ na Biblioteca Municipal do Barreiro

O alcance deste projeto ganhou maior projeção quando a própria Câmara Municipal do Barreiro decidiu colocar na própria agenda a sensibilização para a Inclusão, criando e lançando a Exposição de Ilustração ‘Únicos e Especiais’ na Biblioteca Municipal do Barreiro, com o envolvimento do ilustrador do nosso livro.

A 11 de janeiro de 2025, Paulo Galindro inaugurou esta mostra dedicada à obra ‘Únicos e Especiais’ que esteve aberta à população até 03 de maio do corrente ano. Uma exposição que abrilhantou o 61º aniversário desta Biblioteca Municipal com a possibilidade de realização de visitas guiadas para os interessados, de forma gratuita, numa organização da Câmara Municipal do Barreiro, em parceria com a Associação NÓS.

 

 

Bibliotecas Municipais de Lisboa, Lançamento de 3ª Edição e Presença em Feiras do Livro

Também a Câmara Municipal de Lisboa se manteve associada ao projeto em curso, pretendendo continuar a sua relação de parceria no terreno e abrindo as portas das suas Bibliotecas Municipais a sessões com crianças das suas escolas. Foi o caso da Biblioteca Maria Keil e Biblioteca dos Coruchéus, em maio de 2025.

 

Já próximo do seu período de finalização foi exequível o lançamento de uma nova edição de exemplares do livro ‘Únicos e Especiais’ – a sua 3ª edição – com a disponibilização via QR Code de um audiolivro e interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP). Este foi um passo bastante relevante, para o qual foi imprescindível o financiamento do BPI / Fundação “la Caixa” e o apoio também da Câmara Municipal de Lisboa, por via das Redes de Bibliotecas Municipais com o lançamento a concretizar-se na 95ª Feira do Livro de Lisboa, na presença da nossa Madrinha Paula Teixeira, enquanto profissional intérprete de LGP.

 

Falando em Feiras do Livro, foi possível com o parceiro Livraria Tio Papel divulgarmos o nosso livro e a nossa mensagem com a realização de sessões na VI Feira do Livro em 2ª Mão do Barreiro. Com o parceiro Ronda das Letras em colaboração com a Câmara Municipal de Sesimbra, estivemos em julho e agosto de 2025 na 20ª Feira do Livro de Sesimbra com a mesma finalidade, após o convite recebido com muito orgulho para a Associação NÓS fazer parte do fantástico cartaz desta feira entre escritores portugueses de grande projeção.

 

 

Perspetivas futuras

Após o término do financiamento deste projeto, a NÓS pretende dar continuidade ao trabalho de sensibilização em curso, dada a franca e interessante adesão da comunidade e de parceiros à mensagem do mesmo e o impulso para que este trabalho continue a ser desenvolvido a nível nacional.

Nesse sentido, perspetiva-se a NÓS continuar a concretizar algumas sessões, já não necessariamente em escolas mas em Feiras de Livro, Bibliotecas, lojas FNAC e espaços de mais parceiros que nos contactem para esse efeito.

Outras novidades poderão «sair da caixa» e fazer continuar o sonho acontecer!

 

– Contactos:

Email | 930557493