Conjunto de workshops vêm promover Saúde Pública e combater isolamento social
NÓS E UNIDADE LOCAL DE SAÚDE ARCO RIBEIRINHO ‘ABRAÇAM’ COMUNIDADE
‘Prevenir’ e ‘Cuidar’ foram dois verbos conjugados na perfeição no recente workshop ‘Prevenção de Quedas’, promovido pelo projeto ‘Abraça a Cidade’ da Associação NÓS e dedicado ao público sénior. Esta foi uma iniciativa que encheu o auditorium da StartUp Barreiro, numa primeira dinâmica realizada em parceria com a Unidade Local de Saúde Arco Ribeirinho (ULS Arco Ribeirinho).
Tendo como público-alvo sobretudo a população sénior, a temática ‘Prevenção de Quedas’ trouxe, no dia 21 de maio, vários conselhos práticos e úteis ao dia a dia de todos os presentes, transmitidos de forma cativante e exemplar por Patrícia Martins e Joaquina Cristina, enfermeira e fisioterapeuta, respetivamente, da ULS Arco Ribeirinho. Uma parceria entre entidades que teve este primeiro momento e que vai continuar a permitir a concretização de mais workshops com diferentes temáticas que vêm beneficiar todas as pessoas que se encontrem numa possível situação de isolamento social.
Este evento teve enquadramento no projeto ‘Abraça a Cidade’, que se enquadra no Plano de Ação da Operação Integrada Local UFASSAV promovido pela Câmara Municipal do Barreiro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Para Patrícia Lopes, interlocutora deste projeto da NÓS, as diferentes ações no terreno visam, numa primeira linha, “contrariar a situação de isolamento social dos beneficiários através da interação social, proporcionando-lhes a realização de atividades do seu agrado, mas também promover o acesso a bens e serviços”.
“Tendo sempre em mente a sustentabilidade social deste projeto, impusemos desde o início uma dimensão positiva ao fortalecer capacidades, promover o alargamento da rede de suporte, para que a intervenção persista no futuro de forma autónoma”, explicou Patrícia Lopes.
Como tal, a parceria com a ULS Arco Ribeirinho foi uma das consideradas estratégicas para avançar, por forma a “maximizar o impacto e a eficácia das ações da Saúde Pública”, segundo Patrícia Martins. “As parcerias entre as Unidades Locais de Saúde e os stakeholders locais, como as autarquias e as ONG´s, na prevenção e na promoção da saúde são fundamentais para potenciar o empoderamento comunitário, o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade. Elas permitem o acesso a uma vasta gama de recursos e conhecimentos técnicos, expandindo o alcance das iniciativas na comunidade. A colaboração entre diferentes entidades possibilita o desenvolvimento de estratégias integradas e sustentáveis, que levam em conta as necessidades específicas de cada comunidade. Estas abordagens transdisciplinares e intersectoriais promovem sinergias entre os diversos intervenientes, envolvendo ativamente a comunidade no processo e garantindo que as intervenções sejam culturalmente sensíveis e alinhadas com as suas necessidades”, apontou a enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária.
De forma complementar, a fisioterapeuta Joaquina Cristina frisa que, “numa sociedade com constantes desafios, as parcerias entre Instituições são a melhor forma de construção de alicerces”. “Por um lado, na valorização dos cidadãos para se sentirem mais integrados, apoiados e valorizados apesar das suas diferenças e por outra, dos profissionais unirem esforços em prol ao apoio as comunidades que servem”, argumentou a profissional, defendendo a Promoção de Saúde nos Cuidados de Saúde Primários como “um modo de contribuir para que a longevidade seja sinónimo de mais anos vividos com saúde e qualidade
de vida”.
Refira-se que todos os interessados em colaborar no Projeto ‘Abraça a Cidade’ ou em beneficiar do mesmo, podem contactar a respetiva equipa técnica através do e-mail abracaacidade@nos.org.pt . Os próximos workshops a concretizar serão dados a conhecer à comunidade nas redes sociais da Associação NÓS.