ABRAÇA A CIDADE está no terreno com voluntários
Projeto da NÓS visa combater o isolamento social

ABRAÇA A CIDADE está no terreno com voluntários

Já está em ação, no território da União de
Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena (UFASSAV), o Projeto ‘Abraça a Cidade’. O projeto da NÓS que se inclui na iniciativa Comunidades em Ação pretende combater o isolamento, tendo como aliados todos os cidadãos que se queiram juntar à sua equipa técnica.

Desenvolvido e dinamizado pela NÓS com especial incidência no Bairro Alves Redol e na
Quinta da Amoreira, este novo Projeto tem como alvo o isolamento social, procurando dina- mizar um conjunto de ações que decorrem até 2025 de forma colaborativa com famílias, entidades parceiras e voluntários. Para se inserir no terreno, a equipa técnica deste Projeto tem estado a «abraçar» a comunidade, seja alcançando beneficiários seja conquistando voluntários.


“O ‘Abraça a Cidade’ dá a oportunida
de a cada cidadão de ser um interventor social para melhorar a qualidade de vida dos barreirenses”, argumenta Patrícia Lopes, interlocutora do projeto.

Exemplo dos contactos que têm sido efetuados foi a apresentação que decorreu no final de janeiro, no auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, junto de alunos da Universidade da Terceira Idade do Barreiro (UTIB) sobre a temática do Isolamento Social e Solidão entre seniores. O momento decorreu a convite da Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio (USPAS), na sua aula semanal da UTIB no âmbito do Programa ‘Viver Mais com Saber Literacia em Saúde’, em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro.

“Atualmente, estamos a abordar a temática do isolamento social e solidão entre os seniores,
e lançámos este convite à NÓS cientes de que a Associação está a desenvolver o projeto ‘Abraça a Cidade’ para enfrentar estes desafios em três freguesias do Barreiro. Reconhecemos a importância de partilhar iniciativas valiosas como esta, que visam promover o bem-estar e a integração social dos idosos na nossa comunidade e , por isso, partilhar este projeto é uma forma de enriquecer ainda mais a nossa aula e reforçar a rede de apoio à saúde e ao envelhecimento ativo no Barreiro.”, considera Patrícia Martins, gestora do Programa ‘Viver Mais com Saber Literacia em Saúde’.

Refira
se que o Projeto ‘Abraça a Cidade’ enquadrase no Plano de Ação da Operação Integrada Local UFASSAV promovido pela Câmara Municipal do Barreiro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Para saber como colaborar neste projeto ou como beneficiar do mesmo, os contactos devem ser feitos com a respetiva equipa técnica através do e-mail.
“A Magia de Matilde” ganha vida no Festival de Dança do Barreiro

“A Magia de Matilde” ganha vida no Festival de Dança do Barreiro

Da literatura ao palco: inclusão em movimento no AMAC “A Magia de Matilde” ganha vida no Festival de Dança do Barreiro Depois do lançamento do livro “A Magia de Matilde, eis que esta história sai agora das páginas para ganhar vida em palco. No próximo sábado, dia 2 de...