ABRAÇA A CIDADE está no terreno com voluntários
Já está em ação, no território da União de Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena (UFASSAV), o Projeto ‘Abraça a Cidade’. O projeto da NÓS que se inclui na iniciativa Comunidades em Ação pretende combater o isolamento, tendo como aliados todos os cidadãos que se queiram juntar à sua equipa técnica.
Desenvolvido e dinamizado pela NÓS com especial incidência no Bairro Alves Redol e na Quinta da Amoreira, este novo Projeto tem como alvo o isolamento social, procurando dina- mizar um conjunto de ações que decorrem até 2025 de forma colaborativa com famílias, entidades parceiras e voluntários. Para se inserir no terreno, a equipa técnica deste Projeto tem estado a «abraçar» a comunidade, seja alcançando beneficiários seja conquistando voluntários.
“O ‘Abraça a Cidade’ dá a oportunidade a cada cidadão de ser um interventor social para melhorar a qualidade de vida dos barreirenses”, argumenta Patrícia Lopes, interlocutora do projeto.
“Atualmente, estamos a abordar a temática do isolamento social e solidão entre os seniores, e lançámos este convite à NÓS cientes de que a Associação está a desenvolver o projeto ‘Abraça a Cidade’ para enfrentar estes desafios em três freguesias do Barreiro. Reconhecemos a importância de partilhar iniciativas valiosas como esta, que visam promover o bem-estar e a integração social dos idosos na nossa comunidade e , por isso, partilhar este projeto é uma forma de enriquecer ainda mais a nossa aula e reforçar a rede de apoio à saúde e ao envelhecimento ativo no Barreiro.”, considera Patrícia Martins, gestora do Programa ‘Viver Mais com Saber – Literacia em Saúde’.
Refira–se que o Projeto ‘Abraça a Cidade’ enquadra–se no Plano de Ação da Operação Integrada Local UFASSAV promovido pela Câmara Municipal do Barreiro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Para saber como colaborar neste projeto ou como beneficiar do mesmo, os contactos devem ser feitos com a respetiva equipa técnica através do e-mail.


