NÓS volta a promover caminhada Solidária

COMUNICADO DE IMPRENSA | 04 abril 2022

IX Edição une concelhos do Barreiro e da Moita
NÓS volta a promover Caminhada Solidária a 9 de Abril

É já no próximo sábado, dia 9 de abril, que volta a concretizar-se a Caminhada Solidária da NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente. Este evento já conhecido entre a comunidade local por se concretizar ao longo do Parque Zeca Afonso, na Baixa da Banheira, regressa na sua IX edição com a novidade de ter o seu ponto de partida nos Loios, no Lavradio, na «casa-mãe» desta Associação. A novidade visa assinalar os 40 anos da NÓS, unindo os dois concelhos onde a instituição tem maior intervenção junto da comunidade.

A partida da IX Caminhada Solidária da NÓS será anunciada pelas 15h30 na Rua Salgueiro Maia no 25 A, no Lavradio, local onde a Associação abriu portas à comunidade há 40 anos atrás. Cele- brar esta data redonda junto da população é um dos objetivos da sua Equipa de Angariação de Fundos, constituindo esta Caminhada um dos momentos previstos nas comemorações em curso durante o ano 2022.

“Festejar este importante ano de vida deve ser algo feito também com a comunidade, uma comunidade composta por cidadãos e empresas que nos têm abraçado e que precisamos que o façam ainda mais, para que melhor possamos incluir pessoas com deficiência ou em situação de desvantagem social”, considera Ana Lourenço, responsável de Comunicação, Marketing e Parcerias.

Reunidos todos os participantes desta Caminhada que terá cerca de 6 quilómetros, o destino será, como é tradição, o Parque Zeca Afonso, local onde a NÓS se juntará ao Centro de Atletismo da Baixa da Banheira (CABB), pelas 16h15, numa concentração junto aos pórticos da Milha Ribeirinha deste clube. Refira-se que além de estar, como habitualmente, inserida na Milha Ribeirinha da Baixa da Banheira – no âmbito do AtletisMoita – Torneio em Atletismo das Coletividades do concelho da Moita –, a IX Caminhada Solidária da NÓS integra também a programação da inici- ativa ‘Abril – Barreiro Saudável’ do município do Barreiro.

Inscrições abertas até 7 de abril

As inscrições para a Caminhada Solidária da NÓS de 2022 estão abertas até ao dia 7 de abril, podendo ser efetuadas na sede desta Associação (Rua Aquiles de Almeida, No1, Santo André, Barreiro – todos os dias úteis, entre as 09h/13h e as 14h/17h) ou via online através do portal parceiro Compra Solidária: https://comprasolidaria.pt/eventos/ix-caminhada-solidaria-da- nos_850.html .

Alguns parceiros da NÓS nesta Caminhada também estão disponíveis para receber inscrições (ficando feita a reserva de kit no local), mais concretamente o CABB (Parque Zeca Afonso – junto aos Dadores de Sangue da Baixa da Banheira, Moita), o Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho (CDR Ribeirinho) da Baixa da Banheira (Parque Zeca Afonso – topo sul, Baixa da Banheira, Moita), o Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira (Rua do Ginásio, No 18, Baixa da Banheira, Moita), a Farmácia Silva Inácio (Rua José Cardoso Pires 3 A – B, Alto do Seixalinho, Barreiro).

Em todos os locais, o pagamento – 7 passos solidários – deve ser feito no ato da inscrição, tendo o participante direito a um kit composto por um saco, uma t-shirt e uma garrafa de água. Para crianças até 8 anos (inclusive), o valor da inscrição é de 5 passos solidários.

Após dois anos sem se concretizar por motivos pandémicos, a Caminhada da NÓS trará consigo animação inicial, rastreios da Farmácia Silva Inácio e pinturas faciais para os mais novos. O valor da inscrição, em geral, habilita o participante a estar incluído nos sorteios que vão decorrer no final da Caminhada: do Salão Lina e do Restaurante ‘Ao Sabor dos Tempos’. Haverá ainda lugar para um Giveaway online dinamizado na Caminhada com a Farmácia Silva Inácio e o Barreiro- live, novo parceiro desta Caminhada.

Para quem se atrasar, as inscrições podem ainda ser feitas no próprio dia e local da prova (sem multibanco), a partir das 14h30, seja no Lavradio seja no Parque Zeca Afonso, com um custo adicional de «mais 1 passo solidário». Para quem levantar o seu kit (reserva paga) no próprio dia da Caminhada, a entrega iniciar-se-á também a partir dessa hora, no local escolhido para o efeito.

Recolha de Bens para a Ucrânia decorre em simultâneo

Face às consequências da atual crise humanitária, também a NÓS se encontra solidária com a população da Ucrânia, com o apoio da Associação Desportiva e Cultural dos Fidalguinhos (ADC Fidalguinhos). Nesse sentido, no momento do levantamento de kit ou de efetuar uma inscrição, qualquer participante pode contribuir para esta recolha, deixando um bem alimentar (não são aceites bens em vidro), um bem de higiene pessoal ou íntima ou um produto de saúde ou medica- mento.

“Não só durante o ano ajudamos quem mais precisa junto de nós, como, este ano, considerámos que a NOSsa Caminhada podia chegar mais longe ajudando quem esteja em situação de necessidade a quilómetros de distância, seja uma criança, um jovem, um adulto, um idoso, com ou sem deficiência, mas estando todos atualmente em situação de desvantagem”, sublinha Ana Lourenço, enquanto trabalhadora da NÓS.

Uma Caminhada de Todos para Todos!

Qualquer cidadão pode participar nesta Caminhada Solidária, uma vez que é uma atividade dirigida à população em geral e pode ser efetuada ao ritmo de cada um. Aos objetivos habituais de “angariar fundos”, “promover hábitos de vida saudável” e “divulgar a instituição junto da comunidade”, esta iniciativa junta a ambição de “desenvolver a afetividade entre os cidadãos, as instituições e a comunidade como um todo”, promovendo a saúde física e mental.

Para ajudar a divulgar esta atividade desportiva e saudável, a NÓS conta com o apoio dos parceiros já referidos, assim como da Câmara Municipal da Moita, da Câmara Municipal do Barreiro e da União de Freguesias Barreiro e Lavradio. Alguns amigos da comunidade também se têm juntado a esta divulgação, como é o caso de Conceição Fonseca, Mrs Setúbal 2021.

Esta jovem candidata a Mrs Portugal 2021, que tem vindo a conhecer a NÓS, não conseguirá estar presente no dia da Caminhada Solidária, mas não quis deixar de prestar o seu contributo antecipadamente. «Também estarei a caminhar no dia 9 de abril, mas rumo à final nacional do concurso Mrs Portugal 2021 que, para mim, significará caminhar para exaltar causas como estas, defendendo os valores que NÓS, como seres humanos, devemos ter presentes. Somos um só e, por isso, oferecer ajuda ao próximo faz parte do bem que tanto almejamos no mundo», admite Conceição Fonseca.

Refira-se que o patrocínio da IX Caminhada Solidária da NÓS é dado à Associação pela Century 21 – Pirâmide das Kasas II, agência que tem um novo espaço aberto à comunidade na Quinta da Lomba (Barreiro).

A reprodução textual da presente informação e a divulgação da(s) foto(s) anexada(s) implicam a referência da sua autoria. Texto: NÓS | Fotos: NÓS
Pode aceder à nota original aqui.

Projeto CLDS 4G Barreiro ‘COMsigo’ … Em Entrevista

Projeto CLDS 4G Barreiro ‘COMsigo’ … Em Entrevista

Proximidade, Capacitação, Participação, Mudança, Inclusão. Eis os conceitos que se unem no que distingue o Projeto ‘COMsigo’ que arrancou no concelho do Barreiro a 1 de setembro de 2020. Inserido no Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª Geração (CLDS...

Associação NÓS abrangida por apoio da IKEA Portugal

Associação NÓS abrangida por apoio da IKEA Portugal

Cerca de 200 crianças receberam brinquedos e materiais de estudo «Vamos brincar e aprender» foi o ‘desafio’ lançado pela IKEA a 10 mil crianças de todo o país, com a oferta de 76 mil artigos incluindo brinquedos e materiais de estudo. A NÓS – Associação de Pais e...

Associação NÓS cria Linha de Apoio Emocional

Associação NÓS cria Linha de Apoio Emocional

Medida está inserida no Plano de Contingência da Instituição A NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente tem em funcionamento, a partir desta segunda-feira, dia 06 de abril, uma Linha de Apoio Emocional para os profissionais desta...

NÓS promove Noite de Fados Solidária a 8 de fevereiro

NÓS promove Noite de Fados Solidária a 8 de fevereiro

Iniciativa recolhe fundos para novo CAO No dia 8 de fevereiro, a NÓS – Associação de Pais e Técnicos para Integração do Deficiente vai dinamizar o seu primeiro evento de angariação de fundos do ano 2020. No mesmo momento, o público presente poderá juntar uma noite bem...