Em visita à Associação NÓS
Ricardo Pereira, ex-guarda-redes da Seleção Nacional Portuguesa e Padrinho da NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, esteve, nesta segunda-feira, dia 26 de setembro, em visita às instalações desta Associação localizadas no Bairro da CUF. Um momento de convívio e de reflexão sobre o apoio dado pela NÓS a crianças e jovens em situações de risco ou de atraso de desenvolvimento por parte de profissionais que Ricardo Pereira encara como “pessoas de muito valor”.
O reconhecimento de Ricardo Pereira pelas “pessoas que fazem o seu trabalho e inclusive ajudam os outros a encontrar o seu percurso” ficou espelhado nas palavras do ex-jogador de Futebol em visita à Associação NÓS, desta feita num contacto com a Creche ‘Os Pirilampos’, o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), a Equipa Local de Intervenção Precoce do Barreiro (ELI Barreiro) e o Protocolo do Rendimento Social de Inserção (RSI).
O acolhimento a este Padrinho da NÓS foi feito pelas Coordenadoras e Diretoras Técnicas destas respostas sociais que enquadraram Ricardo Pereira sobre como procuram acompanhar as crianças e os jovens que apoiam, bem como as respetivas famílias, para que todos “continuem a acreditar em si e a autonomizar-se enquanto indivíduos e famílias”.
Para Ricardo Pereira, aqueles que ajudam os outros a «jogar a bola para a frente» “só podem ser muito especiais” mesmo que “passem despercebidos à maioria de algumas pessoas”. “Na vida, há gente que está sempre pronta e destinada a fazer um tipo de trabalho e, da experiência que tenho tido até agora, as pessoas a que dou mais valor são estas que têm esta disponibilidade de viver a vida delas e as dos outros, porque vivem, pois quem apoia também vive os problemas dos outros”, considera.
Ricardo Pereira aproveitou a sua visita aos «mais novos» da NÓS para elogiar aqueles que considera que são “os chamados heróis incógnitos”, que fazem “um trabalho com um valor tremendo na vida das crianças, dos jovens e das famílias”. “Acredito que para muitas destas pessoas traça-se um futuro muito mais risonho por terem o apoio da NÓS; não tenho dúvidas nenhumas e isso é de louvar, sendo que deveria de haver muitos mais apoios para as pessoas e para as instituições que trabalham nestas áreas”, frisa o Padrinho da NÓS.
Refira-se que a tarde de visita à NÓS terminou com um pequeno lanche e a entrega de lembranças, incluindo um jogo “Puzzle” no qual Ricardo Pereira levou consigo as palavras que marcam a essência da intervenção da Creche, do CAFAP, da ELI Barreiro e do RSI da NÓS: Cuidar, Dedicação, Capacitação e Proteção.