Semana da Diferenç@ arrancou a 28 novembro
A Semana da Diferenç@ 2016 arrancou nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, com visitas a algumas das instituições que, no concelho do Barreiro, “fazem toda a diferença no dia-a-dia de muitas pessoas”. A NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente foi uma das Associações visitadas, momento que contou com a presença de representantes da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho, do Instituto Nacional de Reabilitação (INR) e da Associação Vem Vencer.
A visita realizada permitiu à Associação NÓS criar um momento de partilha da realidade desta instituição e da experiência do conjunto das suas 10 respostas sociais, concentrado na sua sede nos Casquilhos, onde se localizam as Residências Autónomas (RA) em funcionamento há quase dois anos. Face ao feedback apurado junto dos Residentes desta resposta, Marinela Guilherme, em representação do INR, elogiou o “trabalho muito profundo” realizado pelos técnicos da NÓS e das instituições que procuram que este tipo de resposta seja, efetivamente, “uma boa resposta”.
“No caso concreto das RA são um projeto que muitas das instituições procuram pôr em prática mas a maioria não consegue fazê-lo, sobretudo porque nem sempre as pessoas têm perfil para este tipo de resposta. É uma resposta, de facto, importante para uma população que, de outra forma, ficaria muito mais limitada para o resto da sua vida, fazendo toda a diferença no percurso de cada um”, considerou Marinela Guilherme.
Marinela Guilherme admite conhecer a NÓS há vários anos, levando da sua visita à Associação o que considera “característico desta instituição”: “a disponibilidade e a entrega às pessoas que estão na NÓS e suas famílias”. “De facto, a NÓS juntamente com outras instituições do concelho fazem toda a diferença na vida de muita gente todos os dias”, comentou a responsável.
Respostas continuam a ser poucas
“Chamar a atenção para o que se faz de bom, que é muito, e para o que ainda é preciso ultrapassar, que também é muito.” É, desta forma, que o presidente da CMB, Carlos Humberto, encara a importância de existir a Semana da Diferenç@, realçando que a deficiência é uma das três áreas em que continua a haver “falta de respostas” no concelho.
“Temos ainda insuficiências na deficiência, na terceira idade e na doença mental, que são as três áreas em que é preciso apostar mais na vertente social. É muito característico do Barreiro ter instituições que intervêm em várias áreas na vertente social e a NÓS fez um esforço que é visível, não só neste equipamento [sede] como no seu equipamento no Penteado [Lar]. De facto, o trabalho da NÓS é um trabalho muito relevante, significativo e criativo, sempre à procura de novos caminhos e respostas e isso é muito evidente e importante para o Barreiro”, considerou o edil.
“Temos que procurar a humanidade nas nossas ações”
Para Manuel Lemos, atual diretor executivo do ACES Arco Ribeirinho, instituições como a NÓS têm uma “legitimidade e validade adquiridas”, não só por cobrirem necessidades a que o Estado não consegue por si dar resposta como por estarem mais próximas das pessoas. Presente, igualmente, na visita a esta Associação, Manuel Lemos considerou que o trabalho levado a cabo pelas instituições ligadas à deficiência deve incidir, “sobretudo, no conceito de trabalhar a integração não necessariamente da pessoa com deficiência na sociedade mas também o vice-versa”.
“O caminho deve ser procurar a humanidade no objetivo e no propósito das nossas ações enquanto atores, profissionais na área da saúde e do apoio social, ajudar a sociedade a pensar mais e melhor, de forma mais equitativa e equilibrada. É olhar frente a frente relativamente a uma realidade que é tão normal como a dita nossa e isso é claramente trabalhar na desconstrução dos mitos, dos preconceitos, é olhar para a vida humana de uma forma diferente”, alertou Manuel Lemos.
2ª Edição decorre até 3 de dezembro
Nesta segunda-feira foi também inaugurada a exposição ‘Segundo Olhar’ – da Escola de Educação Especial e do fotógrafo Jorge Silva -, na Escola Secundária dos Casquilhos. Terça-feira, dia 29 de novembro, pelas 15h00, a NÓS promove a apresentação de duas curtas-metragens e de um debate no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.
Recorde-se que a Semana da Difrenç@ é um evento que resulta da parceria entre as diversas instituições que fazem parte do Grupo Concelhio para as Questões da Deficiência, no qual Associação NÓS está também presente. A “Semana da Diferenç@” de 2016 culminará no dia 3 de dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – com uma Gala da Diferenç@, no AMAC, pelas 21h00, um evento de entrada livre a tod@s que pretendam participar e fazer a diferença.