GAPRIC e Musicoterapia da NÓS conquistam cofinanciamento do INR, I.P.

Projetos estarão em marcha durante o ano de 2016

O Instituto Nacional de Reabilitação, I.P. (INR, I.P.) aprovou no final do mês de abril dois projetos da NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, na área do apoio a pessoas com deficiência e/ou doença mental crónica sem respostas na comunidade e na área da Musicoterapia envolvendo jovens do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). Em exercício durante o ano de 2016, estes projetos são cofinanciados pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. num valor que ascende aos 5 mil e 600 euros, permitindo abranger cerca de 50 jovens e adultos com deficiência e/ou doença mental e 10 cuidadores informais.

O GAPRIC – Gabinete de Apoio a Programas Incluídos na Comunidade, que surge agora na sua segunda edição enquanto projeto existente na NÓS já desde 2015, é o projeto que, a nível nacional, assume maior valor de cofinanciamento: 3.603,19 euros. A iniciar já no mês de maio até ao final de agosto de 2016, o GAPRIC vem permitir à NÓS continuar a inovar no sentido da resposta às necessidades da comunidade, principalmente as deixadas a descoberto.

Após os resultados alcançados na primeira edição e mantendo um olhar sobre as necessidades da comunidade, o GAPRIC pretende apoiar 10 pessoas adultas com deficiência e/ou doença mental sem outro tipo de resposta e os seus cuidadores (10). Partindo da metodologia do ‘Planeamento Centrado na Pessoa’, este projeto visa escutar os sonhos individuais e, mobilizando os apoios comunitários, aproximá-los da concretização, promovendo o sentimento de autoria.

Criar programas de apoio para pessoas que se encontrem sem apoios através de atividades a realizar preferencialmente na comunidade, bem como apoiar os seus cuidadores informais de forma a promover o seu bem-estar e qualidade de vida, são objetivos deste projeto a que se soma a importância de contribuir para uma comunidade inclusiva, mobilizando o potencial das estruturas comunitárias. Em estudo, está a possibilidade de explorar mais apoios para o GAPRIC de futuro, dado o seu impacto já comprovado durante o ano 2015. De referir que a candidatura deste projeto e a sua aprovação acontece na sequência da decisão da NÓS, no final de 2015, de dar continuidade ao mesmo, assumindo todos os custos do seu funcionamento, trabalhando, entretanto, para obter cofinanciamento público e garantir sustentabilidade para a intervenção.

Em funcionamento entre setembro e dezembro de 2016, estará, pela primeira vez na NÓS, um outro projeto ligado à Musicoterapia proposto ao INR, I.P. em janeiro deste ano. O ‘Música em NÓS’ receberá deste Instituto um apoio no valor de 2.036,09 euros, com o objetivo principal de proporcionar mais uma atividade lúdico-terapêutica aos jovens que frequentam a resposta de CAO da Associação.

As sessões deste projeto vão integrar as atividades já existentes no planeamento desta resposta social e serão realizadas nas instalações do equipamento ‘Uma Cidade Para Todas as Pessoas’, atual sede da NÓS, localizadas na União de Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena. A ideia visada pela coordenação do CAO é que seja possível manter esta atividade de futuro, na medida em que já haverá conhecimento e algum material adquirido com o cofinanciamento deste projeto.

NÓS e OUT.RA protagonizam concerto promotor da autonomia artística

NÓS e OUT.RA protagonizam concerto promotor da autonomia artística

Alan Courtis & ‘Os Heróis Indianos Romanos Africanos’ NÓS e OUT.RA protagonizam concerto promotor da autonomia artística Numa viagem imaginária conduzida pelo poder transformador da música! Foi assim que foi vivido o ambiente criado na tarde deste sábado, dia 24...

NÓS lança ‘ArtEMovimento – Catering’

NÓS lança ‘ArtEMovimento – Catering’

Coffee Breaks são confecionados e servidos por jovens de CACI NÓS lança ‘ArtEMovimento – Catering’ Uma manhã de degustação, saborosa e inclusiva! Foi assim o momento de apresentação do menu do serviço de catering da NÓS, que se concretizou a 9 de fevereiro. Um serviço...

ABRAÇA A CIDADE está no terreno com voluntários

ABRAÇA A CIDADE está no terreno com voluntários

Projeto da NÓS visa combater o isolamento social ABRAÇA A CIDADE está no terreno com voluntários Já está em ação, no território da União de Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena (UFASSAV), o Projeto ‘Abraça a Cidade’. O projeto da NÓS que se inclui...

NÓS apoiada por ‘Caixa Solidária’ da McDonald’s Barreiro

NÓS apoiada por ‘Caixa Solidária’ da McDonald’s Barreiro

Iniciativa beneficiou crianças apoiadas por sete instituições NÓS apoiada por ‘Caixa Solidária’ da McDonald’s Barreiro   Com o Dia de Reis, chegaram à NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente mais contributos da ‘Caixa Solidária’ da...