EST Barreiro acolhe ‘Nós Fazemos Lugar’ até 20 de setembro

Associação NÓS celebra 35 Anos com Exposição itinerante

Até ao próximo dia 20 de dezembro, a Escola Superior de Tecnologia (EST) do Barreiro é palco da exposição ‘Nós Fazemos Lugar’, uma mostra inovadora e itinerante que se enquadra no 35º Aniversário da NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente. Esta Escola consolida-se, assim, como mais um Parceiro a «Fazer Lugar» com a adesão a este projeto.

O apontamento de inauguração da exposição ‘Nós Fazemos Lugar’ realizou-se no dia 5 de dezembro, num momento simples e de visita a esta mostra por parte do Diretor da EST Barreiro, Pedro Ferreira. Humberto Candeias, membro da Direção da NÓS, contextualizou o papel da Associação na comunidade nos seus 35 anos de vida, bem como a criação de várias respostas sociais que se complementam num caminho que visa ser o da inclusão das pessoas apoiadas na sociedade.

“Esta exposição baseia-se num projeto criado pela Associação NÓS de celebração dos seus 35 anos, tendo em vista ultrapassar os preconceitos em torno da inclusão social de pessoas com deficiência e em situação de desvantagem social. Cada cadeira recriada e transformada associa-se a uma história de inclusão, ilustrando o papel-chave dos parceiros envolvidos nessa missão de cidadania”, realçou Humberto Candeias.

Pedro Ferreira, em nome da EST Barreiro, parabenizou a NÓS pelo seu trabalho pelo percurso feito e no qual esta Escola também se revê como parceira, ao incluir também como trabalhadores pessoas com deficiência.

“A NÓS é que está de parabéns ao levar esta exposição a cabo e por procurar que todos possam estar incluídos na comunidade”, frisou Pedro Ferreira.

Recorde-se que a exposição ‘Nós Fazemos Lugar’ foi inaugurada no dia 4 de junho, no Terminal Fluvial do Barreiro, numa cerimónia considerada pelos presentes como um momento de valorização das parcerias e do trabalho feito em conjunto em prol da inclusão de tod@s as pessoas na vida em comunidade. Na EST Barreiro, esta mostra pode ser visitada entre as 9h00 e as 17h00 de todos os dias úteis.

Esta exposição diferente e que vai ao encontro das pessoas tem estado patente noutros espaços dos concelhos do Barreiro, de Setúbal e Lisboa durante ano 2017, com o apoio de entidades parceiras da NÓS que, também assim, ajudam a «Fazer Lugar».

Projeto CLDS 4G Barreiro ‘COMsigo’ … Em Entrevista

Projeto CLDS 4G Barreiro ‘COMsigo’ … Em Entrevista

Proximidade, Capacitação, Participação, Mudança, Inclusão. Eis os conceitos que se unem no que distingue o Projeto ‘COMsigo’ que arrancou no concelho do Barreiro a 1 de setembro de 2020. Inserido no Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª Geração (CLDS...

Associação NÓS abrangida por apoio da IKEA Portugal

Associação NÓS abrangida por apoio da IKEA Portugal

Cerca de 200 crianças receberam brinquedos e materiais de estudo «Vamos brincar e aprender» foi o ‘desafio’ lançado pela IKEA a 10 mil crianças de todo o país, com a oferta de 76 mil artigos incluindo brinquedos e materiais de estudo. A NÓS – Associação de Pais e...

Associação NÓS cria Linha de Apoio Emocional

Associação NÓS cria Linha de Apoio Emocional

Medida está inserida no Plano de Contingência da Instituição A NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente tem em funcionamento, a partir desta segunda-feira, dia 06 de abril, uma Linha de Apoio Emocional para os profissionais desta...

NÓS promove Noite de Fados Solidária a 8 de fevereiro

NÓS promove Noite de Fados Solidária a 8 de fevereiro

Iniciativa recolhe fundos para novo CAO No dia 8 de fevereiro, a NÓS – Associação de Pais e Técnicos para Integração do Deficiente vai dinamizar o seu primeiro evento de angariação de fundos do ano 2020. No mesmo momento, o público presente poderá juntar uma noite bem...