NÓS quer afirmar-se como “polo de desenvolvimento da diversidade”

Associação celebrou 33º Aniversário

Esta quinta-feira, dia 4 de junho, foi dia de festa para a NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, ao celebrar o seu 33º Aniversário com um momento de final de tarde dedicado ao convívio entre trabalhadores, utentes e familiares, órgãos sociais, parceiros, sócios, voluntários e amigos da instituição. Afirmar-se como “um polo de desenvolvimento da diversidade de ideias, de gentes, de projetos e de respostas” é o grande objetivo visado pela NÓS nos próximos anos, conforme o aponta Mário Durval, presidente de Direção.
Nesta tarde de alegria e de confraternização no equipamento ‘Uma Cidade Para Todas As Pessoas’, em Santo André, foi recordada a importância daqueles que fundaram esta Casa e dos que ainda hoje a mantêm, desde as mais velhas e experientes gerações às mais novas, com a sua dinâmica e importância reconhecida a nível regional e nacional. Num momento simbólico, a Direção entregou cartões de associados aos sócios-fundadores da NÓS, assim como aos dois últimos sócios (efetivos-trabalhadores e auxiliares) inscritos na Associação e representantes da ligação dos jovens à instituição.
Para Mário Durval, presidente da Direção da NÓS, este momento representou “a diversidade da NÓS” ao “juntar gerações diferentes e capacidades diferentes”, assim como “toda a potencialidade que se conquista com a diversidade”. “Penso que a NÓS afirma, cada vez mais, esta sua característica que é a de ser uma instituição para todos, mesmo. Não é algo só dito, vive-se e vê-se que é para todos. E a expansão que temos feito das nossas capacidades de resposta vêm no sentido de, precisamente, demonstrar isso e expandir esse desígnio e essa compreensão do mundo que é a nossa”, refere o diretor.
O responsável da Direção destaca ainda que a NÓS tem “respostas sociais de referência a nível nacional”, bem como dá relevância ao “papel que os trabalhadores da Associação têm tido no desenvolvimento dessas respostas e o nível a que elas chegaram”. “Por outro lado, é bom também referir que o espírito e o conceito que desenvolvemos da própria NÓS é de uma Associação extremamente aberta que não se fecha nas suas pequeninas coisas mas que é aberta ao mundo e tem a capacidade de influenciá-lo. É esta perspetiva que temos, de, por um lado, estarmos fora e, por outro, fazermos com que o mundo esteja cá dentro também”, reflete Mário Durval.

Numa altura em que a NÓS já atingiu um outro patamar de crescimento, Mário Durval admite que há ainda “uma série de linhas de desenvolvimento que estão muito embrionárias, nomeadamente o referente ao trabalho dos voluntários”. Outra das linhas é a própria “expansão do nome «NÓS» a nível nacional”. “Somos uma instituição de referência mas não somos uma das instituições que toda a gente conhece, como a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa”, exemplifica.
O presidente de Direção acredita que tal alcançar-se-á ao conseguir-se que “as pequenas referências que a NÓS tem do ponto de vista técnico se transformem em grandes referências do ponto de vista social”, com vista a um crescimento consolidado. “Isto implica algumas apostas que nós fazemos e penso que outras instituições do nosso tipo não fariam porque não veem a instituição com as raízes na comunidade, como nós vemos. O que conta é a perspetiva com que se trabalha e a visão que temos e procuramos que esta seja uma visão em que a NÓS se afirme por ser um polo de desenvolvimento da diversidade de ideias, de gentes, de projetos e de respostas, de coisas que, no fundo, se completam e criam conflitos positivos, que ajudam a projetar esta ideia de que nós nos desenvolvemos por aquilo que é diferente e não por aquilo que é igual. É a diferença entre ideias e projetos que potencia o desenvolvimento”, defende Mário Durval.
Neste 33º Aniversário, a NÓS contou com as presenças de algumas individualidades e representantes institucionais, como Daniel Figueiredo, vice-presidente da Câmara Municipal da Moita, Regina Janeiro, vereadora da Câmara Municipal do Barreiro responsável pelo pelouro da Intervenção Social, e Carlos Moreira, presidente da União de Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena. Após um lanche-ajantarado, assistiu-se à atuação do Grupo de Dan-ça Hip Hop ‘Peixe Crew’ e procedeu-se ao cantar de Parabéns com um Bolo de Aniversário gentilmente oferecido pelo Pingo Doce – Hipermercado do Lavradio.

Projeto CLDS 4G Barreiro ‘COMsigo’ … Em Entrevista

Projeto CLDS 4G Barreiro ‘COMsigo’ … Em Entrevista

Proximidade, Capacitação, Participação, Mudança, Inclusão. Eis os conceitos que se unem no que distingue o Projeto ‘COMsigo’ que arrancou no concelho do Barreiro a 1 de setembro de 2020. Inserido no Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª Geração (CLDS...

Associação NÓS abrangida por apoio da IKEA Portugal

Associação NÓS abrangida por apoio da IKEA Portugal

Cerca de 200 crianças receberam brinquedos e materiais de estudo «Vamos brincar e aprender» foi o ‘desafio’ lançado pela IKEA a 10 mil crianças de todo o país, com a oferta de 76 mil artigos incluindo brinquedos e materiais de estudo. A NÓS – Associação de Pais e...

Associação NÓS cria Linha de Apoio Emocional

Associação NÓS cria Linha de Apoio Emocional

Medida está inserida no Plano de Contingência da Instituição A NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente tem em funcionamento, a partir desta segunda-feira, dia 06 de abril, uma Linha de Apoio Emocional para os profissionais desta...

NÓS promove Noite de Fados Solidária a 8 de fevereiro

NÓS promove Noite de Fados Solidária a 8 de fevereiro

Iniciativa recolhe fundos para novo CAO No dia 8 de fevereiro, a NÓS – Associação de Pais e Técnicos para Integração do Deficiente vai dinamizar o seu primeiro evento de angariação de fundos do ano 2020. No mesmo momento, o público presente poderá juntar uma noite bem...