ELI Barreiro procura ultrapassar dificuldades de aprendizagem

Em formação de educadoras e auxiliares de ação educativa

O “Desenvolvimento da Linguagem em Contexto Educativo” foi a temática trabalhada na ação de formação dinamizada pela Equipa Local de Intervenção Precoce do Barreiro (ELI Barreiro), no passado dia 20 de Janeiro, para educadoras e auxiliares de ação educativa. A necessidade de encontrar estratégias para promover o desenvolvimento da linguagem das crianças dos 0 aos 6 anos, levantada pelos prestadores de cuidados do concelho, foi o que motivou a formação organizada pela ELI Barreiro, cuja entidade promotora da resposta social é a NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, segundo a coordenadora Alexandra Carvalho.
Partilhar “ferramentas para identificar sinais de alerta, bem como estratégias que ajudem as crianças no desenvolvimento das suas competências de linguagem” foi o principal fim da for-mação dirigida a prestadores de cuidados a crianças, nomeadamente em contextos educativos. O auditório da Escola Básica 2/3 D. Luís de Mendonça Furtado foi o espaço que acolheu, nesse sentido, educadoras de infância e assistentes operacionais de creches e jardins-de-infância do concelho do Barreiro e da freguesia do Vale da Amoreira (concelho da Moita), bem como técnicas e auxiliares do Centro de Acolhimento ‘O Palhacinho’.
Conforme explica a coordenadora da ELI Barreiro, as dificuldades que algumas crianças apre-sentam no desenvolvimento da linguagem “condicionam o seu desempenho e afetam as suas aprendizagens, podendo de futuro comprometer a aprendizagem da leitura e da escrita”. Importante é, nesse sentido, ter em conta que “é no contexto onde a criança está inserida – seja ele a família, a creche, o jardim-de-infância, o centro de acolhimento ou a comunidade – que ocorre o seu desenvolvimento”.

“A ELI Barreiro trabalha nestes contextos com as equipas de sala e equipas do Centro de Acolhimento e, por isso, dinamizou este momento de partilha e reflexão conjunta, em que foram abordadas questões relacionadas com o desenvolvimento da linguagem, o desenvolvimento típico, os fatores de risco para o desenvolvimento da linguagem, alterações da comunicação, da linguagem e da fala e estratégias para promover a linguagem nas várias idades com exemplos práticos. Foi ainda reforçada a importância do papel do educador/auxiliar nestes contex-tos como facilitador do desenvolvimento”, contextualiza Alexandra Carvalho.
O objetivo visado com estas ações é “ir respondendo às dúvidas dos prestadores de cuidados a nível do desenvolvimento da criança”, sublinha a responsável, admitindo que “outras ações deste tipo serão realizadas de acordo com as necessidades que os mesmos forem sentindo”. “Quanto maior for o conhecimento dos prestadores de cuidados, mais competências têm para intervir quando há dificuldades no desenvolvimento”, reforça Alexandra Carvalho.
Refira-se que a formação foi dinamizada por Joana Carpelho e Márcia Pereira, estagiárias de Terapia da Fala do Instituto Politécnico de Saúde de Setúbal na ELI Barreiro, que contaram com a supervisão da terapeuta da fala da equipa, Alexandra Carvalho, e a presença dos elementos da Equipa de Intervenção Precoce. A escolha da Escola Básica 2/3 D. Luís de Mendonça Furta-do, sede do Agrupamento de Escolas do Barreiro, para a realização desta ação deveu-se ao facto de este ser o agrupamento de referência para a Intervenção Precoce dos concelhos do Barreiro e da Moita.

 

Projeto CLDS 4G Barreiro ‘COMsigo’ … Em Entrevista

Projeto CLDS 4G Barreiro ‘COMsigo’ … Em Entrevista

Proximidade, Capacitação, Participação, Mudança, Inclusão. Eis os conceitos que se unem no que distingue o Projeto ‘COMsigo’ que arrancou no concelho do Barreiro a 1 de setembro de 2020. Inserido no Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª Geração (CLDS...

Associação NÓS abrangida por apoio da IKEA Portugal

Associação NÓS abrangida por apoio da IKEA Portugal

Cerca de 200 crianças receberam brinquedos e materiais de estudo «Vamos brincar e aprender» foi o ‘desafio’ lançado pela IKEA a 10 mil crianças de todo o país, com a oferta de 76 mil artigos incluindo brinquedos e materiais de estudo. A NÓS – Associação de Pais e...

Associação NÓS cria Linha de Apoio Emocional

Associação NÓS cria Linha de Apoio Emocional

Medida está inserida no Plano de Contingência da Instituição A NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente tem em funcionamento, a partir desta segunda-feira, dia 06 de abril, uma Linha de Apoio Emocional para os profissionais desta...

NÓS promove Noite de Fados Solidária a 8 de fevereiro

NÓS promove Noite de Fados Solidária a 8 de fevereiro

Iniciativa recolhe fundos para novo CAO No dia 8 de fevereiro, a NÓS – Associação de Pais e Técnicos para Integração do Deficiente vai dinamizar o seu primeiro evento de angariação de fundos do ano 2020. No mesmo momento, o público presente poderá juntar uma noite bem...