Com iniciativa «Fotografia Solidária»
A ideia de fotografar os alunos das diferentes salas de Jardim de Infância e do 1º Ciclo do Ensi-no Básico do Colégio ‘O Carinho’ partiu de alguns pais durante o último período letivo, mas o espírito de solidariedade há muito que se vive entre toda a comunidade desta instituição parti-cular de ensino. Para Gilberto Ferreira, diretor pedagógico deste colégio dos Casquilhos, no Alto do Seixalinho, este é um dos valores cultivados entre as crianças no âmbito da sua conce-ção e filosofia de trabalho.
A iniciativa ganhou, por isso, forma há cerca de três semanas com o apoio logístico e monetá-rio da direção de ‘O Carinho’, que se responsabilizou pelos custos de impressão das fotografias selecionadas. “Mobilizámos os pais e cada um tirou fotografias a uma sala, retratando os ros-tos de cada criança de todo o colégio no decurso das suas atividades escolares normais. A ideia é, por sua vez, os pais comprarem, pelo menos, a fotografia do seu filho, sendo esse valor re-vertido como donativo, na totalidade, para a Associação NÓS”, contextualiza Gilberto Ferreira.
Para o professor de Educação Especial no ensino público, o envolvimento dos alunos em inicia-tivas tão simples como esta estimula a aproximação dos pais como ajuda a incutir nas crianças valores como os que estão em causa. “Essa é, de facto, uma das grandes vantagens deste tipo de iniciativas porque vamos aproximando os pais e vamos semeando as sementinhas da soli-dariedade nos mais novos”, considera o diretor pedagógico.
A venda das fotografias está limitada à comunidade do Colégio ‘O Carinho’, a “um preço aber-to ao gosto de cada um”. “Cada um dá o valor que quiser; tudo o que fizermos com esta inicia-tiva é para a Associação NÓS; se calhar é pouco, mas todos os contributos são bons”, acredita Gilberto Ferreira.
“Há sete anos que estamos aqui nos Casquilhos; temos vários anos de experiência no ramo da educação e procuramos sempre transmitir valores como o da solidariedade; a par de um bom desempenho a nível pedagógico, esse é um dos pilares do nosso colégio”, sublinha Gilberto Ferreira.