Escola de Educação Especial (EEE)

A quem se destina

A crianças e jovens, entre os 6 e os 18 anos com necessidades específicas de caráter permanente, com limitações significativas ao nível da atividade e da participação, num ou vários domínios da vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais.

 

Objetivos

  • Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à educação e à frequência escolar e aos apoios específicos necessários;
  • Promover o desenvolvimento global da criança ou jovem no respeito pelas suas características individuais;
  • Promover a participação das famílias no processo educativo e de reabilitação;
  • Estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

 

Atividades

  • Atividades de caráter educativo, de reabilitação e socialização (realizadas individualmente ou em grupo, nas instalações da escola ou na comunidade);
  • Terapias alternativas;
  • Atividades extra, a serem definidas em cada ano letivo (Hipoterapia, Hidroterapia e Musicoterapia são exemplos já concretizados) e de frequência facultativa, realizadas no exterior ou nas instalações da Associação.

 

Equipa

  • Terapeuta Ocupacional (1)
  • Docente (mobilidade estatuária pelo Ministério da Educação e Ciência) (1)
  • Ajudante de Estabelecimento (1)

 

Contactos

Coordenação/Direção Pedagógica:

Tel: 21 214 90 00

E-mail

 

Informações

Participação no Programa de Aprendizagem ao Longo da vida Comenius : “Europe on the move: Leisure Activities” entre Portugal, Bélgica e Turquia em 2007/2008 e Portugal, Bélgica e Turquia em 2008/2009.

Participação no projeto europeu eTwinnig recebendo um Certificado Nacional de Qualidade com o projecto “My Very Special Wondertree” entre vários países em 2008/2009.

Participação no projeto europeu eTwinnig com o projeto “Trash” entre vários países em 2009/2010.

Participação no projeto dinamizado por um grupo de 5 alunos da turma A do 12º ano de escolaridade, da Escola Secundária Augusto Cabrita, em 2009/2010, no âmbito da disciplina de Área de Projeto.

Participação no projeto dinamizado por um grupo de 5 alunos da turma E, do 12º ano de escolaridade, da Escola Secundária Alfredo da Silva, em 2010/2011, no âmbito da disciplina de Área de Projeto.

Protocolo de voluntariado entre a Associação Surya – Terapias Alternativas e a Associação NÓS, de 2013 a 2015, tendo sido desenvolvidas sessões de Reiki aos alunos e familiares dos alunos da EEE e, pontualmente, partilhas abertas a trabalhadores da instituição.

Participação no Programa de Aprendizagem ao Longo da vida Comenius : “Whistling to school in Europe” entre Portugal, Bélgica, Itália (Sicília), Irlanda do Norte e Noruega, em 2013/2015.

Continuidade de parceria de voluntariado com grupo de terapeutas, de 2015 a 2016, mantendo o projeto desenvolvido com a EEE, envolvendo alunos, suas famílias diretas em terapias alternativas como Reiki, Leitura de Energia de Aura, Meditações Guiadas e Kundalini Yoga.

Participação no projeto “Intervalos em conjunto”, com a Escola Básica Nº2 do Lavradio, em que se dinamizam intervalos alternados em ambas escolas, entre os alunos da Escola da NÓS e as turmas da escola referida.