Pequenos artistas retratam o Barreiro na Biblioteca Municipal

Barreiro: a cidade vista pelas crianças

Até ao final do mês de Julho, os trabalhos realizados por cerca de 20 pequenos artistas que participaram na ação «Barreiro: a cidade vista pelas crianças» vão estar patentes na Sala Ju-venil da Biblioteca Municipal do Barreiro. Os quadros expostos são o resultado de um ateliê de Artes Plásticas dinamizado pela NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do De-ficiente, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro, e representam a forma como estes jovens veem a sua terra.
No âmbito das comemorações dos 30 Anos da Cidade do Barreiro, o Protocolo do Rendimento Social de Inserção da Associação NÓS dinamizou esta ação dirigida a crianças entre os cinco e os 10 anos, nos dias 30 de Junho e 1 e 2 de Julho, na Biblioteca Municipal do Barreiro. No ate-liê, realizado nos dois primeiros dias, as crianças representaram a cidade através da sua imagi-nação, usando tintas e colagens criativas em telas de cartão para retratar o património barrei-rense, de que são exemplos a Torre de Coina, os Moinhos de Maré e os Moinhos de Alburrica.
Na sequência do convite da Biblioteca Municipal do Barreiro para a dinamização de atividades naquele espaço, Paula Encarnação, técnica de serviço social da NÓS, explica que esta ideia surgiu com o objetivo de as crianças poderem “partilhar a visão que têm da cidade, através do recurso ao desenho e à pintura, num apelo à criatividade de cada uma”. “Esta exposição espe-lha a ligação entre as representações e a visão que cada um tem da cidade, fazendo a ligação à história e ao património histórico do Barreiro”, considera Paula Encarnação.
Os trabalhos foram expostos na manhã desta quarta-feira, dia 2 de Julho, tendo, à mesma hora, sido contada a História do Barreiro aos seus autores, por António Sousa Pereira, diretor do Jornal Rostos, na Sala do Conto. Aos pequenos artistas, António Sousa Pereira deixou uma ideia geral das origens e do passado do concelho do Barreiro até ao momento presente e fo-cando perspetivas de futuro, ao retratar esta evolução através da projeção de fotografias.

“Barreiro, uma terra solidária e com muitos desafios”

Recorrendo aos seus conhecimentos e entusiasmo pela dinâmica do concelho, o diretor do Jornal Rostos salientou a importância histórica do Barreiro em Portugal e no mundo, desde o  seu aparecimento (há 5 milhões de anos) na Ponta da Passadeira, passando pelo período dos Descobrimentos e pelo surgimento da linha de caminho-de-ferro, das fábricas de cortiça e da CUF. Para além de destacar algumas figuras incontornáveis da história do concelho – como Alfredo da Silva e Augusto Cabrita –, António Sousa Pereira apontou áreas em que o Barreiro se tem evidenciado, como a indústria, o associativismo, o futebol e a fotografia, entre outras.
Ao transmitir também a sua visão do Barreiro, o jornalista caracterizou o concelho como uma terra “cheia de recordações”, “em que cada rua tem uma história para contar”, mas igualmen-te “uma terra solidária e com muitos desafios”. Defensor de um Barreiro que se constitui como uma “aldeia cosmopolita com uma vista única para Lisboa”, António Sousa Pereira deixou aos mais novos a ideia de um Barreiro em que no futuro será construída a Terceira Travessia do Tejo e onde a prática de Surf será reconhecida.
Refira-se que, no final desta manhã lúdica e cultural, as crianças receberam ainda um livro do escritor António Torrado como oferta da Câmara Municipal. Até ao final de Julho, o convite fica feito: venha ver o Barreiro através dos olhos das nossas crianças!

Projeto CLDS 4G Barreiro ‘COMsigo’ … Em Entrevista

Projeto CLDS 4G Barreiro ‘COMsigo’ … Em Entrevista

Proximidade, Capacitação, Participação, Mudança, Inclusão. Eis os conceitos que se unem no que distingue o Projeto ‘COMsigo’ que arrancou no concelho do Barreiro a 1 de setembro de 2020. Inserido no Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª Geração (CLDS...

Associação NÓS abrangida por apoio da IKEA Portugal

Associação NÓS abrangida por apoio da IKEA Portugal

Cerca de 200 crianças receberam brinquedos e materiais de estudo «Vamos brincar e aprender» foi o ‘desafio’ lançado pela IKEA a 10 mil crianças de todo o país, com a oferta de 76 mil artigos incluindo brinquedos e materiais de estudo. A NÓS – Associação de Pais e...

Associação NÓS cria Linha de Apoio Emocional

Associação NÓS cria Linha de Apoio Emocional

Medida está inserida no Plano de Contingência da Instituição A NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente tem em funcionamento, a partir desta segunda-feira, dia 06 de abril, uma Linha de Apoio Emocional para os profissionais desta...

NÓS promove Noite de Fados Solidária a 8 de fevereiro

NÓS promove Noite de Fados Solidária a 8 de fevereiro

Iniciativa recolhe fundos para novo CAO No dia 8 de fevereiro, a NÓS – Associação de Pais e Técnicos para Integração do Deficiente vai dinamizar o seu primeiro evento de angariação de fundos do ano 2020. No mesmo momento, o público presente poderá juntar uma noite bem...