COMENIUS – PARCERIAS ENTRE ESCOLAS

– PROJETO: MÚSICA E DANÇA, UM EFETIVO E ATRATIVO MÉTODO PARA A EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

 

Objetivos (Para alunos e técnicos)

  • Aumentar a motivação e interesse dos alunos, nas áreas da música e da dança;
  • Melhorar os já existentes modelos de educação, reabilitação e integração, através da música e da dança. Promover as técnicas inovadoras como práticas efectivas;
  • Promover parceria e cooperação com outras escolas;
  • Maior consciência da Europa e sentido de comunidade;
  • Aumentar a capacidade de trabalho em equipa;
  • Conhecimento sobre cada escola parceira, sua missão e visão;
  • Motivação das escolas para a participação em participação em projetos europeus.

 

Atividades locais

  • Atividades de música, dança e musicoterapia;
  • Idas a concertos, peças de teatro, espetáculos vários; preparação de espetáculos e exibições;
  • Documentação das atividades do projeto;

 

Atividades comuns a todos os participantes

  • Mobilidade entre técnicos
  • Enfatizar a dimensão europeia
  • Visitas, reuniões de projecto

 

Países (escolas) participantes

  • Bulgária
  • Portugal
  • Roménia
  • Turquia

 

Mobilidades

  • Novembro de 2006 – Bulgária (Veliko Tarnovo)
  • Abril de 2007 – Portugal (Barreiro)
  • Janeiro de 2008 – Roménia (Suceava)
  • Julho de 2008 – Turquia (Samsun)

 

————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

 

– PROJETO: EUROPA EM MOVIMENTO – ATIVIDADES LÚDICAS

Objetivos (Para alunos e técnicos)

  • Possibilitar o contacto dos alunos com outros estilos de vida, descobrindo as suas diferenças e semelhanças;
  • Estimular e motivar os alunos para o desporto, oferecendo-lhes um vasto leque de atividades;
  • Promover qualificação profissional dos técnicos e promover a qualidade da formação aumentando a capacidade de trabalho em equipa;
  • Abolir a aplicação de práticas deficientes e implementar novos métodos e técnicas, estimulando alunos e professores para um estilo de vida saudável;
  • Maior consciência da Europa e sentido de comunidade;
  • Criar oportunidades para que os alunos treinem competências sociais;

 

Atividades locais

  • Desenhar e eleger um logótipo;
  • Conhecer desportistas famosos;
  • Definir e ultrapassar recordes;
  • Documentação das atividades do projeto;

 

Atividades comuns a todos os participantes

  • Jogos europeus com alunos e professores participantes no projeto;
  • Mobilidade entre técnicos;
  • Enfatizar a dimensão europeia;
  • Visitas, reuniões de projeto.

 

Países (escolas) participantes

  • Bélgica
  • Portugal
  • Turquia

 

Mobilidades

  • Fevereiro de 2008 – Turquia (Aksehir)
  • Maio de 2008 – Bélgica (Antuérpia)
  • Outubro de 2008 –Turquia (Aksehir)
  • Maio de 2009 – Portugal (Barreiro)

 

 

COMENIUS – PARCERIAS ENTRE ESCOLAS NA EUROPA

– PROJETO: I’M GREAT THE WAY I LEARN

Área: Educação Especial

 

Objetivos

  • Dar às escolas a oportunidade de aprender umas com as outras, partilhar pontos de vista e fazer amigos;
  • Promover a consciência do modelo Europeu de sociedade multilingue e multicultural;
  • Permitir a associação entre escolas de países europeus, que utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para desenvolver atividades pedagógicas conjuntas;
  • Intercâmbio entre professores ou equipas de professores;
  • Utilização do portal eTwinning como plataforma de comunicação entre os parceiros, na divulgação de trabalhos, materiais e atividades.

 

Vantagens

  • Visibilidade, promoção da imagem da escola e das suas atividades;
  • Trabalho em rede, partilha em rede alargada de opiniões, ideias e experiências, atualização de conhecimento;
  • Contribuição para o desenvolvimento da dimensão europeia na educação.

 

Países (escolas) participantes

  • França
  • Grécia
  • Roménia
  • Portugal
  • Islândia
  • Alemanha
  • Reino Unido